sábado, 20 de julho de 2013

Bolo de iogurte grego com farinha de Arroz - Gluten free


Bom dia!!!!
Bom Sábado!!! ;) 
E nada melhor que fazer num fim de semana ( sim é passear!!! =D , mas também... ) fazer um bolo!!! 
Como vos tinha dito, iniciei me na dieta sem gluten e para estes dois primeiros dias não estive nada mal!!!! =D 
Daqui a um mês falamos!! 
Devo dizer que quem de facto tenha a doença celíaca, não é o meu caso, tem algumas dificuldades... Não só em encontrar os artigos correctos como também na questão do preço... 
E eu moro na zona de Lisboa.... 
Bem, fica aqui uma sugestão de bolinho sem gluten e muito fácil de fazer e quem olha para ele, não diz que é diferente de um bolo normal!!! ;) 


Devo dizer que mudei ligueiramente a receita! Vou colocar aqui a receita tal qual como eu a fiz!! 

Ingredientes: 
5 ovos 
2 iogurtes ( eu usei grego, mas também já usei de morango e fica também maravilhoso!!! ) 
90gr de óleo
250gr de açúcar ( eu usei 170gr de açúcar amarelo e 80 do branco) 
210gr de farinha de arroz 
1 colher e meia de fermento ( e aqui eu não sei se não tem gluten, mas pelo menos diz ser de milho... ) 
e ainda duas colheres de sopa de farinha de milho ( já explico á frente porquê! ) 





Usei estes iogurtes gregos, uma delicia!! E a farinha de milho!! 

Preparação! 
Deita se todos os ingredientes na bimby, excepto as farinhas e o fermento, e programa se 4min/37ºC/vel.4 
Junta se a farinha de arroz e o fermento e envolve se 15seg./vel 3. 
Quando abri a bimby verifiquei que estava muito liquida ( e aqui deve estar a diferença da farinha de trigo!!!, Engrossa mais! 
Por isso juntei duas colheres de sopa de farinha de milho ( desvendado o mistério!!!! ) 
Levei ao forno cerca de 20 a 25 minutos a 180ºC, num tabuleiro comprido! 



Ficou assim quando saiu do forno! Depois quando o virei para cima de uma tábua, coloquei açúcar na tábua. 
E ficou assim!!!  




Muito, muito, muito bom!!! ;) Não fica nada atrás do outro que tinha feito com farinha de trigo! 
Ahh e este tem 250gr de açúcar e a receita original manda por 400gr... Um abuso certo?! 



Ainda serviu para dar os parabéns a uma amiga especial, a minha madrinha que fez anos!!! ;) 
Reparando agora fui um pouco furreta só lhe dando um quadradinho!!!!! ;) 
Aqui fica um bolinho bem saudável para este fim de semana! 
Beijinhos grande e sejam felizes!!! 

Sandra 

7 comentários:

  1. Está mesmo com um belíssimo aspecto :-)

    Beijokas

    ResponderEliminar
  2. Mas que óptimo aspecto, ficou fantástico!

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    que quadradinhos deliciosos, apetece mesmo roubar um :)ou mais :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  4. Diga-me uma coisa, essas quantidades dão para um bolo para qtas pessoas? se for uma forma redonda qual seria a indicada?
    Eunice Roque

    ResponderEliminar
  5. Peço desculpa a demora, diria que dava para cerca de 6 pessoas

    ResponderEliminar

Vamos lá outra vez

  "A vida tem destas voltas estranhas Que te confundem nas suas manhas Faz-te tantas vezes perder o norte e a razão E crava as garras n...