sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Bacalhau com Natas ( com batatas verdadeiras !!!!! )

E porque não um jantar mais romântico a meio da semana ?! Ou no fim !
Não tem que haver aquele ou outro dia especial, e porque não fazer uma surpresa sem outras intenções ?!!!
Pois foi o que eu fiz !!! Arriscando não correr bem, uma vez que das poucas vezes que tinha feito bacalhau com natas saia me sempre seco ... Mas desta vez não foi o caso !!

Por norma quando fazia bacalhau com natas comprava sempre as batatas palha mas ontem resolvi arregaçar as mangas e cortar e fritar as batatas para o meu bacalhau !
Cortei cerca de 5 batatas grandes .
Dei uma entaladela ao bacalhau ( comprei congelado já desfiado ), cerca de 15 minutos ao lume .
Depois de as batatas estarem fritas comecei a fazer o refogado juntando cebola, alho, sal e noz moscada .
Passados uns 5 minutos juntei o bacalhau e envolvi muito bem a cebola e o alho no bacalhau. Como tinha posto pouco azeite juntei um pouco mais para garantir que todo o bacalhau tinha azeite .
Adicionei então as batatas e envolvi .
Deixando estar cerca de uns 7 minutos em lume fraco para tanto o bacalhau como as batatas ficarem com o  sabor .
Fiz cerca de 600gr de bechamel na Bimby e retirei destes 600 cerca de 100ml para por por cima quando já estivesse no tabuleiro .
Aos outros 500ml juntei 1 pacote de natas ( eu uso sempre de soja ) e deitei para dentro do tacho .
Não necessita de estar muito tempo ao lume uns 3 minutos basta, até porque vai ao forno num pirex cerca de 25 minutos a uma temperatura de 180ºC.


Mas um jantar especial não é jantar sem ter uma entrada e então como tinha no congelador fiz umas ameijoas com molho mostarda e coentros !

Também não tem nada que saber.
Num tacho coloca se azeite, o suficiente para cobrir o fundo e 2 alhos esborrachados , com casca e tudo !
Quando já está quente juntar as ameijoas e esperar 2 minutos com o lume no máximo.
Depois junta se 1 colher de sopa de mostarda, 1 cálice de vinho branco e um bocado generoso de coentros. Volta se a fechar o tacho e mais 5 minutos e está feito !
Acompanhado por pão rústico de centeio ... Uiiii 5 estrelas ( modéstia á parte claro está !!! )


Por fim foi a vez de dar lugar ao bacalhau com natas que era o rei da festa acompanhado por uma saladita de alface que na foto não aparece, mas também lá estava !!





E a julgar pelo comentário estava delicioso !!!
Para acompanhar o café fiz o meu bolo de laranja molhadinho que finalizou um jantar fantástico !!!

Por isso desafio vos a fazerem algo diferente sem a cara metade estar á espera !!!
Tenham um óptimo fim de semana, aproveitem para descansar e amar !








Sandra

2 comentários:

  1. Bem... Isso é que foi um jantar 5***** !!! E bem saboroso de certeza! ( só posso falar do bolo que provei e estava realmente bom... aquele molhinho por cima ...dá-lhe logo outro ênfase!)


    Beijo grande ;)

    ResponderEliminar
  2. Sandra obrigado por acederes à opção que me dá oportunidade de expressão, fico muito mais aliviada por poder comentar as tuas deliciosas receitas.

    Sabes, também faço muito bacalhau com natas, mas realmente não tem qualquer comparação, quando nos damos ao trabalho de fritar as batatas, é claro que as de palha minimizam o tempo, mas o resultado não é tão bom. Este teu bacalhau tem um aspecto muito cremoso, tal e qual como gosto, vou ter mesmo que pôr a preguiçite de lado um dia destes e palitar/fritar as batatas para um resultado como esse, divino.
    Foi um jantar completo, essa entrada tb muito simples, nos abre logo o apetite, e faz palpitar os sentidos. Essa é aquela ameijoa japonesa não é?...já provei uma vez e achei bem deliciosa e por sinal bem acessível à carteira.

    Por fim,vou ficar à espera da receita desse bolinho húmido, que me parece óptimo. Se já a tiveres postado, basta deixares o link que vou espreitar boa??...

    Beijinhos e Bom fim de semana
    Ah...a pescada de fricassé já está agendada para um dia desta semana, dps dou feedback.

    ResponderEliminar

Vamos lá outra vez

  "A vida tem destas voltas estranhas Que te confundem nas suas manhas Faz-te tantas vezes perder o norte e a razão E crava as garras n...