segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bolo (molhado) de laranja

Andava a procura de uma receita de bolo de laranja para fazer para usar as laranjas e os ovos que me trouxeram do entroncamento !!!! Totalmente Biológicos !
Descobri esta receita que deu um bolo fantástico !
Fica aqui a receita !

Ingredientes :

5 Ovos
100gr de margarina
300gr de Açúcar
200gr de Farinha
Sumo 2 laranjas
Raspa 1 laranja
1 colher de sobremesa de fermento


Confesso que fazer bolos cujo as claras tenham que ser batidas em castelo não faz muito o meu género ! Mas acreditem que este vale bem a pena !!
Separa as gemas das claras .
Eu bati as claras no fim !
Junto as gemas colocar o sumo das 2 laranjas , a raspa , o açúcar ( mas só 200gr ) e bater muito bem até ficar tudo homogéneo .
De seguida juntar a margarina e bater bem .
Deixe a massa a repousar enquanto bati as claras em castelo , quando estas estão quase quase  no ponto juntei o restante açúcar ( 100gr ) .
Assim que as claras estiverem batidas alterna se as claras com a farinha e com as gemas , fazendo a última porção com farinha e a colher de fermento .

Depois da massa bem batida unta se a forma .
Não sei se já conhecem mas eu fiquei rendida á Espiga com a nova invenção para untar as formas  !  ( se bem que eu já conhecia embora fosse industrial e bastante mais caro ... )


Depois da forma untada deita se a massa e leva se ao lume a 180ºC durante 35 minutos ( relembro que depende de forno para forno !! )





 Antes de desenformarem reguem o rolo com o sumo das laranjas ( para os gulosos como nós cá em casa podem adicionar açúcar ao sumo mas não o dissolvo na totalidade , assim ao regarem ele fica com o açúcar em cima ) .

E ficou assim depois de desenformar !!





Só vos digo uma coisa este bolo chega ao fim num instante !!!! ;)




1 comentário:

Vamos lá outra vez

  "A vida tem destas voltas estranhas Que te confundem nas suas manhas Faz-te tantas vezes perder o norte e a razão E crava as garras n...